sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1000 Tsurus para o Gui


Instruções de como fazer um Tsuru em versão impressa. Para cada tsuru precisa de um quadrado de papel. As medidas podem variar de 12cm até 16cm. Depois de dobrado e caso queira oferecer vários, poderá colocar-lhes um fio, para que possam ser pendurados. Para ver o vídeo explicativo para a criação do tsuru clique aqui.


O Gui é um menino valente e muito corajoso que luta contra uma doença chamada espinha bífida. Neste momento está em tratamento para conseguir andar e poder correr e brincar por todo o lado. Desde há muitos meses que o Gui e a mãe,
Ana Madragoa, nos acompanham, já fazendo parte dos nossos corações.

Em parceria com a Maria José que nos propôs a esta iniciativa, desafiamos todos os participantes, visitantes e todos quantos lerem este post a aceitarem este desafio. Cada pessoa dobrará alguns grous para o Gui, que serão entregues na Crafts & Design no Jardim da Estrela nos dias 6 e 7 de Setembro, para serem expostos e oferecidos ao Gui.

A união, esforço e fé de muitas pessoas formarão uma corrente de pensamento positivo que ajudará o Gui a ultrapassar mais esta fase da sua vida. A história deste menino e da sua mamã Ana é verdadeiramente de coragem.


A história de Sadako

Sassaki Sadako é uma menina japonesa, nascida em 1943. Ela tinha apenas dois anos quando a bomba atómica foi lançada sobre Hiroshima (6 de Agosto de 1945). Apesar de ter crescido saudável, aos 12 anos foi-lhe diagnosticada a doença da bomba: leucemia. Enquanto estava no hospital, um amigo trouxe-lhe alguns papéis e dobrou um pássaro, o grou. Contou-lhe que é sagrado no Japão e tem o poder de conceder desejos. Quem dobrar mil tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, depositando toda a sua fé e esperança, verá o seu desejo realizado. Sadako começou então a dobrar tsurus, pedindo para se curar e voltar a viver feliz. Ao ver que piorava a cada dia, Sadako pediu paz para o mundo. Ela não conseguiu dobrar os mil , mas os seus amigos fizeram-no por ela. Pediram por todas as crianças doentes em consequência da explosão da bomba. Formaram um clube e começaram a pedir dinheiro para erguer um monumento. Com a contribuição de muitas escolas no Japão e noutros países, foi inaugurado, no dia 5 de Maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças, no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz, pessoas do mundo inteiro enviam grous de papel para o parque. As crianças desejam espalhar ao mundo a mensagem esculpida na base do monumento de Sadako: "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração:
PAZ NO MUNDO!

Contamos com a ajuda de todos para dobrármos os 1000 grous para o Gui.

1 comentário:

Vera Faxelha.F *FAXELHART* disse...

Adorei a ideia!!!Eu o meu marido e as miúdas vamos fazer!!!Bjs para todas e um abraço especial para o Gui e para a Ana!!!